quinta-feira, 20 de outubro de 2011

COMANDANTE JOÃO BELO - LEIRIA, A SUA TERRA NATAL


Enquanto navegamos, rumo a Lourenço Marques (Moçambique), a Fragata Cte João Belo, informa os seus visitantes, o que vai acontecendo no presente, publicando o que entende ser de interesse para este  blogue.





Nome:  António da Silva Martins

E-mail: fragatajoaobelo@hotmail.com

Comandante João Belo
Sugestão:
Caros amigos, as minhas desculpas, por talvez não estar a usar o canal mais apropriado, mas foi a unica maneira que encontrei para tentar obter um esclarecimento, que para mim é importante. Sou coordenador do blogue, que está a contar a história duma fragata, que esteve ao serviço da nossa Pátria, durante 40 anos. Tive a informação, que em Leiria, existe uma rua, precisamente, a Rua Comandante João Belo. Dentro das vossas disponibilidades, desejava saber, qual a história dessa rua, para ter o nome de um notável "MARINHEIRO". O blogue a que me refiro pode ser consultado em: - (fragatajoaobelo.blogspot.com).
Os meus respeitosos cumprimentos,
António da Silva Martins



NRP  "Comandante João Belo" (1967)



O blogue da Fragata Comandante João Belo, agradece a cortesia e a preciosa colaboração, da Câmara Municipal de LEIRIA, em especial ao Sr Vereador da Cultura e Vice-Presidente dessa Câmara, Dr. Gonçalo Lopes.






Para:  fragatajoaobelo@hotmail.com (fragatajoaobelo@hotmail.com)

EXMO. SENHOR
ANTÓNIO DA SILVA MARTINS
Conforme solicitado por V. Ex.ª, informo que o topónimo supra, localiza-se na Freguesia de Leiria, com início no Largo Marechal Gomes da Costa e com fim na Rua de Alcobaça.
Informo que este arruamento, está identificado na planta da cidade de Leiria de 1809, por RUA DA ÁGUA e que por alvará do Governo Civil de 18-12-1877, foi-lhe alterada a denominação para Rua D. Fernando II.
Por deliberação camarária de 19-04-1911, passou a ser denominada por Rua Ferrer  e  por deliberação camarária de 05-01-1928, foi alterada a sua denominação para RUA COMANDANTE JOÃO BELO.
Mais informo, que o Comandante João Belo, nasceu em Leiria a 27 de Setembro de 1876, foi filho de António Pedro da Costa Belo e de Antónia Júlia de Nazaré Belo e faleceu a 3 de Janeiro de 1928.
João Belo, foi Capitão de Fragata tendo entrado nas campanhas de África. Sendo que,  a ele se deve a construção do caminho de ferro do Chai - Chai e do farol da barra do rio Limpopo.
João Belo, foi Ministro das Colónias e lançou as bases orgânicas da administração civil e financeira das províncias ultramarinas. Reorganizou a Escola Colonial de Lisboa e promulgou o Estatuto Orgânico das Missões Religiosas.
Ao dispor para os esclarecimentos necessários.
Com os nossos melhores cumprimentos,


DEPARTAMENTO DE PLANEAMENTO E ORDENAMENTO
TOPONÍMIA MUNICIPAL
CÂMARA MUNICIPAL DE LEIRIA
LARGO DA REPÚBLICA
2414 - 006 LEIRIA






Placa Toponímica-2012
(Foto de Tiago Pedrosa)

Panorâmica da Rua Comandante João Belo-2012
(Foto de Tiago Pedrosa)

LEIRIA - Do Claustro do Castelo, Vista Parcial da Cidade
Parcial view of  the City,  from the cloister of the Castle - 1974

LEIRIA - Rio Lis e vista parcial da Cidade - 1974
Lis River and partial view

LEIRIA - Vista geral da Cidade  - 1974
General view of the City