quinta-feira, 20 de outubro de 2011

COMANDANTE JOÃO BELO - LEIRIA, A SUA TERRA NATAL


Enquanto navegamos, rumo a Lourenço Marques (Moçambique), a Fragata Cte João Belo, informa os seus visitantes, o que vai acontecendo no presente, publicando o que entende ser de interesse para este  blogue.





Nome:  António da Silva Martins

E-mail: fragatajoaobelo@hotmail.com

Comandante João Belo
Sugestão:
Caros amigos, as minhas desculpas, por talvez não estar a usar o canal mais apropriado, mas foi a unica maneira que encontrei para tentar obter um esclarecimento, que para mim é importante. Sou coordenador do blogue, que está a contar a história duma fragata, que esteve ao serviço da nossa Pátria, durante 40 anos. Tive a informação, que em Leiria, existe uma rua, precisamente, a Rua Comandante João Belo. Dentro das vossas disponibilidades, desejava saber, qual a história dessa rua, para ter o nome de um notável "MARINHEIRO". O blogue a que me refiro pode ser consultado em: - (fragatajoaobelo.blogspot.com).
Os meus respeitosos cumprimentos,
António da Silva Martins



NRP  "Comandante João Belo" (1967)



O blogue da Fragata Comandante João Belo, agradece a cortesia e a preciosa colaboração, da Câmara Municipal de LEIRIA, em especial ao Sr Vereador da Cultura e Vice-Presidente dessa Câmara, Dr. Gonçalo Lopes.






Para:  fragatajoaobelo@hotmail.com (fragatajoaobelo@hotmail.com)

EXMO. SENHOR
ANTÓNIO DA SILVA MARTINS
Conforme solicitado por V. Ex.ª, informo que o topónimo supra, localiza-se na Freguesia de Leiria, com início no Largo Marechal Gomes da Costa e com fim na Rua de Alcobaça.
Informo que este arruamento, está identificado na planta da cidade de Leiria de 1809, por RUA DA ÁGUA e que por alvará do Governo Civil de 18-12-1877, foi-lhe alterada a denominação para Rua D. Fernando II.
Por deliberação camarária de 19-04-1911, passou a ser denominada por Rua Ferrer  e  por deliberação camarária de 05-01-1928, foi alterada a sua denominação para RUA COMANDANTE JOÃO BELO.
Mais informo, que o Comandante João Belo, nasceu em Leiria a 27 de Setembro de 1876, foi filho de António Pedro da Costa Belo e de Antónia Júlia de Nazaré Belo e faleceu a 3 de Janeiro de 1928.
João Belo, foi Capitão de Fragata tendo entrado nas campanhas de África. Sendo que,  a ele se deve a construção do caminho de ferro do Chai - Chai e do farol da barra do rio Limpopo.
João Belo, foi Ministro das Colónias e lançou as bases orgânicas da administração civil e financeira das províncias ultramarinas. Reorganizou a Escola Colonial de Lisboa e promulgou o Estatuto Orgânico das Missões Religiosas.
Ao dispor para os esclarecimentos necessários.
Com os nossos melhores cumprimentos,


DEPARTAMENTO DE PLANEAMENTO E ORDENAMENTO
TOPONÍMIA MUNICIPAL
CÂMARA MUNICIPAL DE LEIRIA
LARGO DA REPÚBLICA
2414 - 006 LEIRIA






Placa Toponímica-2012
(Foto de Tiago Pedrosa)

Panorâmica da Rua Comandante João Belo-2012
(Foto de Tiago Pedrosa)

LEIRIA - Do Claustro do Castelo, Vista Parcial da Cidade
Parcial view of  the City,  from the cloister of the Castle - 1974

LEIRIA - Rio Lis e vista parcial da Cidade - 1974
Lis River and partial view

LEIRIA - Vista geral da Cidade  - 1974
General view of the City


2 comentários:

  1. Nem mais, eu, Artur Sousa conhecido por Leiria na escola de Fuzileiros de 61 a 65, fico contente em saber que o comandante João Belo era de Leiria.
    Eis a prova real de que através deste valoroso veículo, de nome Internet, se consegue aprender coisas de que outra forma só através duma trabalhosa pesquisa!
    Obrigado por esta oportunidade amigo.
    Mande mais que de vez em quando pretendo dar cá uma visitinha.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Artur Sousa, está em marcha, mais um artigo do nosso Patrono, no qual entrará "Leiria", com a colaboração do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, na edição de um audio sobre a Rua Comandante João Belo.
      As minhas desculpas por só agora lhe responder. Estive com problemas no blogue, os quais ainda não terminaram. Retiraram, os responsáveis por estes espaços, algumas fotos cedidas por amigos e outras da minha propriedade, sem qualquer aviso prévio ou qualquer explicação.
      Os meus agradecimentos pelo seu comentário.
      Saudações Navais

      Eliminar

Cerimónia de transferência das fragatas da classe João Belo

Crédito:-  #marinhaportuguesa     https://youtu.be/CT6AobEi6IY