domingo, 24 de julho de 2011

FRAGATA JOÃO BELO, PREPARA A SUA ACOSTAGEM AO PORTO DE SYDNEY




FRAGATA JOÃO BELO
 A SUA ACOSTAGEM AO PORTO DE SYDNEY






A  Fragata João Belo na Baía de Sydney

A Fragata João Belo, a preparar a sua atracação

Um Marinheiro Radarista da guarnição da
 Fragata João Belo. ( barbas de um ano).
Imagem da qual o blogger é proprietário

Um Marinheiro Radarista da guarnição. ( barbas de um ano).
Porquê o barramento!!!???





A Fragata Comandante João Belo, entrou no porto de Sydney, em 24ABR, já em plenas comemorações do 2º Centenário do desembarque do CAPTAIN  JAMES COOK na Austrtália ( Ilha THUSDAY).

Permaneceu nesta cidade até 01/05/1970.

Em 01/05, largou com destino a Brisbane, ainda na Austrália, onde entrou dois dias depois.
Permaneceu nesta cidade .cerca de 7 dias



Captain - James Cook
Marinheiras da Marinha de Guerra Australiana, em desfile Militar.
(1970)

António da Silva Martins, Mar. Radarista nº 1330/66

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A CAMINHO DE SYDNEY.


MAR DA AUSTRÁLIA

FRAGATA JOÃO BELO - NAVEGANDO RUMO A SYDNEY

Corais vivos na costa australiana



Modelo de Victor Moreira
Foto de Antonio da Silva Martins
Réplica do "HMS ENDEAVOUR".
Navio utilizado por James Cook na sua viagem em 1770


Percurso efectuado pela Fragata João Belo, durante a viagem ao Oriente
(Mapa elaborado a bordo da Fragata por Acácio Almeida, que gentilmente
o cedeu a este blogue-1970)



A Fragata "CTE JOÃO BELO", saiu de Darwin em  17/04/70, rumo a Sydney, onde chegou a
24/04/70, atracando, dentro do porto, por fora de duas fragatas holandesas.

Navegou cerca de 168 horas ao largo da costa australiana, passando junto ao estreito de Torres e Great Barrier Reef, por águas consideradas perigosas devido às inúmeras ilhas, ilhéus, pontas, cabos, "attols" e bancos de coral









Passagem pelo Estreito de Torres
(Fonte - http://www.flaggen-server.de/australien1/aus_pro_16.php)




Fonte -
http://www.flaggen-server.de/australien1/aus_pro_16.php
ILHAS DO ESTREITO DE TORRES, são um grupo formado por mais de cem ilhas. É passagem náutica obrigatória,  conhecida por Estreito de Torres, situada entre a península de YORK, parte norte da Austrália, e a Nova Guiné, ilha da Melanésia. Uma parte desta ilha é um estado independente, conhecido por PAPUA (Nova Guiné), e a outra parte pertence á Indonésia.

Este território, tem cerca de 150 KM de largura  e 48.000 KM2 de area. Foi descoberto pelo navegador espanhol  LUIS VAZ DE TORRES.

Neste grupo de Ilhas, também  existe uma parte, que pertence ao Estado de QUEENESLAND (Austrália), cujo centro administrativo se situa na ILHA THUSDAY, a qual foi o primeiro território da Austrália, que o Capitão James Cook, reclamou para a Grã-Bretanha, no ano de 1770.



GREAT BARRIER REEF

É  a maior barreira de corais do mundo. É composta por mais de  2.900 recifes individuais e 900 ilhas que se estendem por cerca de  2.600Km2, numa área aproximada de  344.400Km2

O recife está localizado no Mar do Coral, na costa do Estado de Queenesland, no nordeste da Austrália.

A Grande Barreira de Coral, pode ser vista do espaço exterior, sendo a maior e única estrutura do mundo, feita por organismos vivos


Fonte - http://www.thelivingocean.net/2012/06/un-australias-great-barrier-reef-under.html

Turismo subaquático.
Corais vivos e uma das variedades de espécie das estrelas do mar



sábado, 25 de junho de 2011

NO MAR DA AUSTRÁLIA



FRAGATA JOÃO BELO - NAVEGANDO EM ÁGUAS DA AUSTRÁLIA




Mapa da Austrália, em postal ilustrado. (1970)




O princípio da nossa viagem pela Austrália, iniciou-se, no Norte, em Darwin, onde atracámos, em 15/04/70, para reabastecimentos.
Em 17/04/70, a Fragata João Belo, zarpou rumo a Sidney, para fazer parte das cerimónias, que iriam ocorrer nessa cidade, sobre o Captain Cook.
Não tenho fotos para documentar este comentário, mas vou recorrer a alguns postais da época.





DARWIN


"Administrator's  Residence", DARWIN (1970).
Popular Howard Springs, near Darwin (1970)
Post Office, Darwin (Correios) 1970.


António da Silva Martins, Mar. Radarista nº 1330/66


quinta-feira, 23 de junho de 2011

NRP "Cte João Belo" - O MAR.


O MAR


Navios de Guerra em exercícios Militares.

A coragem de enfrentar  o Mar.
A Fragata "Cte João Belo" a rasgar as bravas ondas do Oceano.
NRP " Comandante Roberto Ivens"
( Foto de F. Cardoso, seleccionada para o Google Earth)



 
Fragata João Belo-F480
(Fonte:- Luis Toco-Fb)
(À equipa do google, por favor não
barrem esta foto, se o fizerem informem
as razões)
O Mar é horroroso, o pior que há no Mundo...Só aqueles que vivem lá para o interior, é que têm o desejo de ver o Mar, ir ver o Mar e olhar o Mar...O português, apaixonou-se foi pelo navio, porque ele é aquele instrumento que permite ser nómada, sem sair de casa...Vai com o mínimo de coisas, para não atrapalhar a vida, grande princípio de viver com o mínimo de coisas! Anda para um lado, anda para o outro, vê muita coisa interessante, está num meio de transporte que nunca mais acaba, porque o Mundo é um Arquipélago, e portanto há sempre o Mar à  volta, isso sim, apaixonou os portugueses...Alimentar-se do Mundo, para no mundo viver. Isso sim, isso  era dos portugueses e receita muito boa, provavelmente para toda a humanidade. Provavelmente, a nossa vida teria que ser uma longa peregrinação pelo Mundo, talvez com uma volta ao lugar em que nasceu, porque o lugar em que se nasceu, é capaz de ter importância!...

(Por Agostinho da Silva " O Império acabou, e agora?)
Diálogo com António de Sousa), Editorial Notícias.




A vida do Mar é dura!!!


O Pôr-do-Sol, algures em alto mar (Foto gentilmente cedida por Janete Morais)
Esta MIF, prestou serviço na Marinha de Guerra Portuguesa de 2005 a 2010.

(A foto foi registada de bordo da Fragata João Belo)
NOTA:- Por favor não a eliminem de novo. Se o fizerem evoquem as razões


O Mar revolto
A bordo da Fragata João Belo, navegando de Brisbane
para Fremantle (Austrália)
(Foto de Benigno Fernandes,  para este blogue) 1970










sexta-feira, 17 de junho de 2011

NAVEGAÇÃO NO MAR DE TIMOR


FRAGATA JOÃO BELO 
NAVEGA EM ÁGUAS DE TIMOR









A Ilha  de Timor, situa-se entre o sudoeste asiático e o Pacífico Sul, a cerca de 500Km ( 926 mn), da Austrália. É uma ilha da Insulíndia, politicamente repartida em duas metades:- O Timor Oeste (Nusa Tenggara Timur), que é mais uma das províncias da Indonésia, e Timor Leste(Lorosa'e),outrora
uma colónia portuguesa, mais tarde ocupada e anexada, pela Indonésia, em Novembro de 1975.

A Restauração da sua Independência, foi concretizada, em 20 de Maio de 2002.

A sua área resume-se a cerca de 18.899 Km2, com um enclave encartado na Indonésia, conhecido por Oe-Cussi.

Timor Leste, é um território, com cerca de  740.000 habitantes, a maioria a residir no interior, dedicando-se à criação de gado e  agricultura, principalmente de arroz. O café também é um dos produtos de muita importância na economia do país.

Da sua população, fazem parte, chineses(comerciantes), árabes, goeses (India) e europeus, principalmente portugueses. A língua predominante é o Tétum e é lingua có-oficial, junto com o português, que é falado por 5% da sua população!



Casa típica de Timor
Fonte - http://www.fmsoares.pt


Actividades piscatórias, familiares.

Mar de Timor.




 A MARINHA DE GUERRA PORTUGUESA EM MISSÃO DE SOLIDARIEDADE E PAZ



A NRP "COMANDANTE HERMENEGILDO CAPELO" - F481, EM  MISSÃO DE PAZ E COLABORAÇÃO COM O POVO DE TIMOR LESTE (MISSÃO 2000)





Algumas fotos publicadas no Facebook, no Grupo da NRP "Hermenegildo Capelo"- Missão 2000, mostrando o trabalho penoso que tiveram e que exerceram com um espírito repleto de alegria e boa disposição, pelo significado da missão que estavam a cumprir, com agrado e voluntariamente
A Guarnição, composta por 187 elementos, sem experiência alguma de construção civil, alem de outros trabalhos, reconstruíram um Hospital em Liquiçá.
Todas as fotos e alguns comentários que irão fazer parte desta publicação, são propriedade do Grupo, cujo link aqui deixo para apreciarem com mais pormenor a extraordinária obra feita por aquela guarnição.
Esta Fragata pertence ao grupo da Classe João Belo.




COMENTÁRIOS DA GUARNIÇÃO



Estava-mos no ano de 2000, Janeiro dia 20 partiam da Base Naval um vaso de guerra amarrada por elásticos com 187 elementos a bordo prontos para o que der e vier, só Deus sabe o que passava nas cabeças daqueles que lá iam a bordo, viviam o dia a dia como só eles sabiam entre serviços e umas cartadas ou uns dados lá foram eles mar fora, por esses mares foram descobrindo novos portos, novos amigos e sim também uma nova família  Ao fim de 6 meses de missão e com o sentido de missão cumprida. A nova família que falei é a família Capelo e ao fim de 13 anos que passaram continuo com um sentimento de orgulho de ter feito parte desta grande missão e de vos ter como camaradas e amigos. UM BEM HAJA











































O "Dia B – Movimenta essa ideia", é um projeto que abrange todo o concelho do Barreiro
 e visa dinamizar diferentes acções de voluntariado urbano no concelho, através de parcerias
 e envolvimento da população.No sábado, dia 04 de maio, à semelhança do ano passado,
a Marinha marcou presença nesta iniciativa de solidariedade social 
através da colaboração de oito militares da Escola de Fuzileiros e dois da guarnição
 da Unidade de Meios de Desembarque, que pintaram uma casa devoluta na principal 
artéria rodoviária do Barreiro. Veja a transformação.




























Ad





Disponibilizadas pela nosso camarada Nelson Candeias, aqui estão
as fotos das placas uma nova e a antiguinha toda beneficiada,
grande trabalho Candeias.




Cerimónia de transferência das fragatas da classe João Belo

Crédito:-  #marinhaportuguesa     https://youtu.be/CT6AobEi6IY