quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ANIVERSÁRIO DO BLOG




SEGUNDO ANIVERSÁRIO DO BLOG  DA NRP "CTE JOÃO BELO"-F480



Estimados visitantes, faz hoje precisamente dois anos que o blog da Fragata Comandante João Belo, se encontra ao serviço da comunidade mundial, com 26.191 visitantes. Em 20/02/2012, este blog foi visitado por 10.441 pessoas.
Graças ao contributo de alguns amigos, este blog  tem melhorado no seu conteúdo e qualidade.
A todos quantos contribuíram  para o melhoramento deste espaço os meus sinceros agradecimentos.

O nome desta Fragata, está a ser divulgado em diversos espaços da Web.
No Facebook - Mural, Fragata João Belo, Página, Fragata João Belo-F480 e Grupo- Ex-Guarnições da  Fragata Cte João Belo-F480.
No Twitter - Fragata_JB
Obrigado também aos comentadores.
Antonio da Silva Martins 



Trabalho efectuado por um jovem colaborador, estudante do
Ensino Secundário
João Silva - Fafe (Portugal)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

INÍCIO DA PRIMEIRA COMISSÃO DE SERVIÇO NO ULTRAMAR



FRAGATA JOÃO BELO - INÍCIO DA 1ª  COMISSÃO AO ULTRAMAR


SAÍDA DE LISBOA DA "JOÃO BELO",  RUMO AO ULTRAMAR
(Foto do nosso camarada GARCIA)



VARIAS VISTAS DE LISBOA (1968)



RUMO A CABO VERDE ( MINDELO-ILHA DE S.VICENTE)

 (PONTE SOBRE O TEJO) - PONTE 25 DE ABRIL)
1968
Saímos de Lisboa no dia 20 de Dezembro de 1968, seguimos rapidamente para  S. Vicente, em  Cabo Verde, onde atracámos em 24 de Dezembro de manhã, para reabastecer e festejar o Natal. A festa não foi um sucesso porque o espaço era pouco e a gente muita! Transportávamos de Lisboa, uma Companhia de Fuzileiros, o que representava um excesso de 140 homens, numa guarnição de 200. Lá nos acomodá-mos todos na tolda conforme pudemos e, como a comissão estava a começar e a disposição era boa, sempre se comeu bem e bebeu melhor, em pé ou sentado num pé quadrado de lenço de assoar. E no dia 25 "disparamos" rumo a Luanda, onde fomos festejar a passagem de ano e desembarcar os Fuzileiros ( 8ª Companhia). São bons rapazes mas não sabem viver tanto tempo a bordo, em especial nas condições em que necessariamente vinham, e particularmente com balanço!
Sendo o primeiro dos nossos navios desta classe que visitava portos do hemisfério Sul, a presença da "João Belo" despertou um certo movimento de curiosidade. Fomos visitados pelas primeiras e segundas figuras da província e pelos órgãos de informação.
 (In Anais do Clube Militar Naval)
 Por Leonel Crdoso Cap-frag.




DIÁRIO DE NOTÍCIAS DE 24/12/1968 (Página 4)
                  (Texto da notícia do Diário de Notícias, transcrito na integra.)


PARTIDA
DE UNIDADES MILITARES DA ARMADA PARA O ULTRAMAR

DIÁRIO DE NOTÍCIAS DE 24/12/1968 (Página 4)

A bordo da fragata "Comandante João Belo" partiu no passado fim de semana com destino ao Ultramar a Companhia nº 8 de Fuzileiros composta por 4 oficiais, 14 sargentos e 137 praças, que ali vão cumprir a sua comissão de serviço.
A fragata "Comandante João Belo", do comando do capitão-de-fragata Leonel Cardoso, é o primeiro navio do tipo " Comandant Reviére", construído em França e fazendo parte do programa em realização, de renovação da Armada, destinado a estacionar nas nossas províncias ultramarinas em comissão normal de serviço. A sua  guarnição é de 14 oficiais, 30 sargentos e 156 praças.
A apresentar  cumprimentos de despedida, em nome do Ministro da Marinha e do Chefe do Estado-Maior da Armada, deslocou-se a bordo o Comodoro Jaime Lopes.


NOTA: - Nesta época, devido ao secretismo e censura  do Governo, as notícias, não eram dadas em tempo real, daí esta comunicação ter sido publicada neste jornal, já a Fragata Comandante João Belo, se encontrava em Cabo Verde, Ilha de S. Vicente, Cidade do Mindelo. 


Também transportava-mos uma Companhia de Fuzileiros!




SÃO VICENTE
Porto Grande do Mindelo, na Ilha de São Vicente-Cabo Verde
1968
São Vicente - Paisagem do interior - 1968

Cidade do Mindelo, Ilha de S.Vicente de Cabo Verde
(1968)




RUMO A LUANDA


Foto do blogue "Guerra Colonial"




Em 25 de Dezembro/68, zarpamos do porto do Mindelo, Ilha de São Vicente, rumo a Luanda, onde atracá-mos no dia 31/12/68, permanecendo nesta cidade até ao dia 3/1/1969, data em que zarpamos, par Lourenço Marques. Não consegui fotos, porque o tempo da estadia em Luanda, foi muito curto.

Quem já conhecia Luanda, ficou surpreendido por tão grande crescimento.

Quem não conhecia, surpreendido ficou ao verificar que Luanda estava muito mais desenvolvida que grandes cidades do Continente (Portugal).



Luanda-Angola - 1968




A NRP "COMANDANTE JOÃO BELO" PASSA A LINHA DO EQUADOR, PELA PRIMEIRA VEZ


INFELIZMENTE ATÉ ESTA DATA, NÃO CONSEGUI NENHUMA FOTO DO EVENTO, REALIZADO A BORO DA FRAGATA COMANDANTE JOÃO BELO. MAS POR OUTRO LADO, TIVE A SORTE DE CONSEGUIR UMA FILMAGEM, EXECUTADA PELO  SENHOR ENGº DE MÁQUINAS, ANTÓNIO NEVES DE CARVALHO, NA ALTURA 1º TENENTE, A QUEM FICO MUITO GRATO PELA CEDÊNCIA DESTA FILMAGEM DE 1968, A QUAL PASSO A PUBLICAR, APESAR DA SUA POUCA QUALIDADE, DEVIDO AO SEU TEMPO DE VIDA, E AO TIPO DE MATERIAL EXISTENTE NA ÉPOCA.

NOTA:- Já apareceu uma foto e promessas de mais, por filhos de ex-camaradas da 1ª Guarnição da Fragata João Belo.
Obrigado aos amigos deste blogue que estão a contribuir para melhorar a informação posta à disposição dos leitores.





FESTA DO REI DOS MARES A BORDO DA FRAGATA JOÃO BELO

Em 1968


(Foto recebida hoje 08/06/2012)

Esta foto, foi gentilmente cedida por Jorge Santos, filho do  camarada da 1ª

Guarnição, Aníbal Raimundo Gomes dos Santos - cabo F , principal figura da foto.

(Já falecido)


FESTA DO REI DOS MARES


NA ROTA ENTRE  S. VICENTE (CABO VERDE) E LUANDA, A FRAGATA JOÃO BELO TEVE QUE ATRAVESSAR, A LINHA DO EQUADOR, PRÓXIMO DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE.COMO SEMPRE ACONTECE NESTES CASOS DA TRAVESSIA DA LINHA DO EQUADOR, REALIZA-SE UMA CERIMÓNIA CONHECIDA COMO "FESTA DO REI DOS MARES" (REI NEPTUNO).
O PRIMEIRO A ENFRENTAR O TRIBUNAL DE NEPTUNO, É O COMANDANTE DO
NAVIO,  É DEPOSTO PELO GRUMETE MAIS MODERNO (O MAIS MARRETA) E LEVADO A JULGAMENTO POR INVASÃO DO "REINO DE NEPTUNO".
 OS MEMBROS DA GUARNIÇÃO, OFICIAIS, SARGENTOS OU PRAÇAS, QUE PELA 1ª VEZ PASSAM O EQUADOR, TÊM QUE ENFRENTAR UM TRIBUNAL E A SENTENÇA SERÁ EXECUTADA EM PARTE PELOS "CARRASCOS", ENCAPUÇADOS, QUE SE ENCONTRAM DENTRO DE UMA TINA CHEIA DE AGUA, ONDE OS CONDENADOS IRÃO SER MERGULHADOS ATÉ BEBER UNS  "PIROLITOS" VALENTES.



FESTA DO REI DOS MARES A BORDO DA NRP "COMANDANTE JOÃO BELO"  EM 1999


A FRAGATA JOÃO BELO, NAVEGANDO RUMO AO RIO DE JANEIRO
FESTA DO REI DOS MARES - PASSAGEM PELO EQUADOR.
(Fonte - Mural da Fragata João Belo no Facebook.
 Publicação de JOSÉ ANTÓNIO ALMEIDA)


A FRAGATA CTE JOÃO BELO COM O RIO DE JANEIRO À VISTA,
 ONDE FOI ATRACAR.
(FONTE - Mural do Facebook da Fragata João Belo)
Publicação de José António Almeida


NOTA DO BLOGUER:- COMO NÃO SE CONSEGUIRAM AS FOTOS DESEJADAS, CONTACTOU-SE, VIA E-MAIL, OUTROS ESPAÇOS, PARA NOS DISPONIBILIZAREM AS SUAS FOTOS RELACIONADAS COM A REFERIDA FESTA, PARA DAR UMA IDEIA AOS LEITORES DESTE BLOGUE, COMO SE FESTEJA ESTE EVENTO, A BORDO DOS NAVIOS DE GUERRA PORTUGUESES.
A FRAGATA JOÃO BELO, AGRADECE A RECEPTIVIDADE DO BLOGUE "SAILORES NEWS", QUE PRONTAMENTE RESPONDEU AO APELO, PONDO À NOSSA DISPOSIÇÃO, O QUE DESEJAVA-MOS.
TODAS AS FOTOS COLORIDAS E PARTE DO TEXTO APRESENTADOS NESTA PUBLICAÇÃO, FORAM GENTILMENTE CEDIDAS POR "SAILORS NEWS" (http://missaonato09.blogspot.pt/)
Fotos: Carlos Dias (SPRS)
                                              




Eram 10h57, locais (-4 em Portugal Continental), quando cruzá-mos o Equador
Como manda a tradição, o/a Grumete mais moderna (Marreta) de bordo (neste caso a TFD Jesus), foi para o Castelo do Navio, à procura da tão famosa Linha do Equador!!!
 (Por favor não tornem a barrar esta foto, que está devidamente autorizada pela fonte supra-citada)
Avista a Linha, foi o momento de a cortar e assim estava consumada
 a passagem para o Hemisfério Sul.
 De seguida foi tempo de a Grumete Jesus assumir o Comando da "Barca" 
e levar até então o Comandante a julgamento, perante o Rei Neptuno.
 (Por favor não tornem a barrar esta foto, que está devidamente autorizada pela fonte supra-citada)


E assim, além do Comandante, toda a Guarnição (Oficiais, Sargentos e Praças) como a
foto demonstra, foi julgado pelo Tribunal de Neptuno, sendo severamente punidos,
com toda a espécie de castigos possíveis e imaginários, terminando na tina (tanque improvisado na popa do navio, feito com lona e madeira), para serem purificados de tal ousadia.



Por fim Neptuno abandonou a "Barca" com o dever de missão cumprido, ficando para recordação a foto do seu séquito, que mais uma vez honrou a verdadeira tradição marítima, ao invés de outros que antes por aqui passaram.
 (Por favor não tornem a barrar esta foto, que está devidamente autorizada pela fonte supra-citada)
-
Mas antes da tomada de posse, fez-se ouvir o poderoso Rei Neptuno.
O Rei dos Mares, falou alto e em bom som: - Oh infiéis, oh devassos, 
como ousam entrar no meu reino, sem a minha régia autorização(........),
 terá que ser julgado e pagar por tal ofensa.




OS FESTEJOS ACABADOS DE DESCREVER, FORAM PASSADOS
NESTE BELO VASO DE GUERRA  DA NOSSA ARMADA
NRP "ALVARES CABRAL" F331 (Missão Nato 2009)

FOTOS: - Carlos Dias (SPRS)



A FESTA DO REI DOS MARES NOUTRO NAVIO DA MARINHA DE GUERRA PORTUGUESA


FOTOS DE OUTRA FESTA DO REI DOS MARES, REALIZADA A BORDO DE UMA FRAGATA DA "CLASSE JOÃO BELO" A  NRP "COMANDANTE ROBERTO IVENS"-F482


NRP "COMANDANTE ROBERTO IVENS"
Fonte:-"barcoavista.blogspot.com)


NOTA:- TODAS AS FOTOS APRESENTADAS NESTE ITEM, 
TÊM COMO FONTE O BLOGUE (filhosdaescola73.blogspot.com)


O COMANDANTE DO NAVIO PERANTE O TRIBUNAL DE NEPTUNO
A BORDO DA F482


Festa do Rei dos Mares a bordo da F482


Tribunal de Neptuno






RUMO A LOURENÇO MARQUES - MOÇAMBIQUE

 No dia 03 de Janeiro de 1969, deixámos o seu belo porto a caminho de Lourenço Marques, onde chegá-mos no dia 09, tendo-nos o "Cabo" (Cabo das Tormentas) tratado bastante bem, quando se navegava a sul da África do Sul!
Integrados nas forças do Comando Naval de Moçambique, desde 06 de de Janeiro, 25 dias depois de largar de Lisboa a "FRABELO" encontrava-se a desempenhar a sua primeira missão, da comissão que lhe estava destinada, na BEIRA, tendo zarpado de Lourenço Marques, em 11 de Janeiro. ( a sua 1ª curta missão, foi o transporte de Fuzileiros para Bissau-Guiné, em 1967).

A FRAGATA JOÃO BELO EM AGUAS MOÇAMBICANAS-1969

( Foto gentilmente cedida por António Moleiro)





CHEGADA A LOURENÇO MARQUES - MOÇAMBIQUE
(09/01/1969)

Lourenço Marques-Cidade Baixa e Matola
1969

A  FRAGATA JOÃO  BELO, NA FOTO ACIMA APRESENTADA, 
ENCONTRA-SE
ATRACADA, NO PORTO DE LOURENÇO MARQUES, EM FRENTE
 À UNIVERSIDADE DE LOURENÇO MARQUES


NOTA: - ESTA UNIVERSIDADE, FOI CRIADA EM 1962, COM A DESIGNAÇÃO DE "ESTUDOS GERAIS UNIVERSITÁRIOS DE MOÇAMBIQUE". ADQUIRIU O ESTATUTO DE UNIVERSIDADE DE LOURENÇO MARQUES, EM 1968.
APÓS A INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE, FOI REBAPTIZADA DE  "EDUARDO CHIVAMBO  MONDLANE".



Vista aérea da Cidade de Lourenço Marques e Cais
(1969)









Lourenço Marques-Vista parcial da cidade.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

FRAGATA JOÃO BELO EM DURBAN - SOUTH ÁFRICA



NRP "COMANDANTE JOÃO BELO"


HISTÓRIAS DE MARINHA E MARINHEIROS/AS

ESTADIA EM DURBAN - SOUTH ÁFRICA




O episódio II, descrito neste blogue, pelo nosso Comandante Leonel Cardoso, vai ser narrado, por outro marinheiro, que o Senhor Comandante não visitou.

Estava-mos na doca-flutuante, em Durban, onde chega-mos em meados de Dezembro de 1969, para ser efectuada a limpeza e pintura do casco da Fragata, antes da nossa partida para terras do Oriente.
A nossa permanência em Durban, não deve ter ido além dos oito dias, porque em 24 de Dezembro de 1969, atraca-mos em Lourenço Marques-Moçambique.





A MINHA ESTADIA EM DURBAN



Por sorte, eu o Marinheiro Radarista nº 1330/66, António da Silva Martins fui escolhido para passar uns dias de lazer, nos arredores de Durban, na Província do Natal, próximo da Zululândia, já nesse tempo, um Território Autónomo no interior da Província do Natal*, em casa de "farmers" (agricultores), que se dedicavam ao cultivo da cana de açúcar.

Recordo-me do nome do chefe de família, Sr Vivian da Silva, que habitava com a sua esposa duas filhas e um filho, numa vivenda, próximo de uma praia muito pouco frequentada, à qual nos deslocava-mos com frequência. O casal acolheu-me e tratou-me como elemento da família. Nada me faltou...
Tinham o cuidado de confeccionar as refeições o mais aproximado possível dos nossos hábitos alimentares, que eles conheciam muito bem!!!

Como sempre, na África do Sul, o pequeno almoço era de faca e garfo!!!

Fiquei muito bem alojado, com todas as mordomias da família Vivian da Silva, os quais me trataram com um carinho muito familiar, que me emocionava, pela carência do calor afável  dos meus familiares, que naquela altura já se fazia sentir!!! 
Também tinha piscina e de água salgada, onde me diverti com o casal Vivian, suas duas filhas e filho. 

Todos os dias percorria-mos alguns quilómetros, na companhia do Sr Vivian, para apreciar-mos as centenas de hectares de plantações de cana do açúcar, as fábricas que transformavam a cana do açúcar em melaço e outras zonas da região, cujos nomes já não me lembro. Notava-se nitidamente, onde acabava a área da Província do Natal e iniciava a  "Zululândia", porque os "farmers"(agricultores) brancos, não podiam adquirir "farmes" (terras para cultivo), no outro lado, pelo que havia um contraste entre o verde da cana do açúcar do lado sul-africano e o castanho da terra na Zululândia!!!

Em conversa, manifestavam um grande apreço pelos portugueses, pelo seu patriotismo e coragem de combate no norte de Moçambique.

Expirado o prazo da minha permanência, na casa de acolhimento, a família Viviam da Silva, transportou-me ao navio, ficando combinado o dia e a hora, em que lá iriam de novo para se despedirem.
Eu e outros camaradas amigos, queria-mos retribuir a sua amabilidade e no dia em que eles lá foram, já tinha-mos tudo preparado para uma grande recepção, no refeitório dos praças!!! Surpreende-mo-los, com um verdadeiro Bacalhau à Brás. O nosso camarada cozinheiro, Aurélio Nunes Mendonça era especialista neste prato tradicional, bem conhecido na nossa Marinha de Guerra, o qual também nos acompanhou na refeição, bem regada com um belo vinho branco fresquinho!!!
Ficaram radiantes com a surpresa de uma refeição que eles nunca tinham provado e que  muito apreciaram.

Durante o tempo que estiveram a confraternizar a bordo, outros camaradas se tornaram amigos desta fantástica família de acolhimento. Não se esqueceram do belo tempo que passaram entre os marinheiros da guarnição, que apesar de se fazerem acompanhar das suas filhas, os nossos camaradas souberam, como sempre, respeitar as boas regras e transmitindo uma boa imagem da Marinha Portuguesa, em especial da guarnição da Fragata João Belo.

Após algumas horas de companhia, chegou o momento da despedida, com calorosos abraços e com as lágrimas no canto dos olhos!!! Custou tanto a eles como a nós, a despedida, não sabendo até quando!!!
Após a nossa chegada a Lourenço Marques, em 24/12/1969, onde passamos o Natal, mais tarde recebi da família Vivian da Silva, um postal ilustrado, desejando as Boas Festas a toda a Guarnição da Fragata João Belo!!! Fantástico! Este postal, mostrou como ficaram gratos, não só a mim e outros amigos, mas a todos os marinheiros da "Comandante João Belo!!!

Nunca os esqueci. Fiquei com os seus contactos, que guardei durante alguns anos.
Quis o destino, mais tarde, que eu tivesse que ir viver para Vanderbijlpark, África do Sul!!!

Em Outubro de 1977, se a memória não me atraiçoa, fui passar as minhas férias a Durban!!! Contactei a família Vivian da Silva por telefone, dando-lhe a notícia que me encontrava  naquela cidade, com a minha filha e sua mãe. Do outro lado ouvi um grito de emoção!!! No dia seguinte vieram ter connosco para irmos almoçar com eles à sua própria casa, onde eu tinha estado há oito anos atrás!!! Passa-mos o dia relembrando a nossa estadia em Durban em Dezembro de 1969!!! Junto à noite transportaram-nos até ao local onde nos encontrava-mos alojados. Na ante-véspera de fazer a minha viagem, encontra-mo-nos de novo, para conviver-mos mais umas horas e mais uma despedida cheia de emoção, que não deu para disfarçar!!!

Obrigado à família Vivian da Silva, pelo carinho com que me acolheram no seu seio familiar. Nunca os esqueci nem esquecerei até que a minha memória ou a morte me atraiçoe. 
Aqui fica a minha homenagem, a esta fantástica família, penso que de origem francesa ( Maurícias), com a publicação deste texto e duas fotos, que ainda hoje conservo, tiradas em sua casa, onde está o Sr Viviam, as suas filhas e filho e a minha filha. 


António da Silva Martins
Ex-Marinheiro Radarista nº 1330/66, da 1ª Guarnição da Fragata João Belo.



Mais uma grande amiga, residente em Durban, 

com quem mantive contacto durante vários meses. 
DURBAN - Beachfront - (Aan die seekant)
A scintillating night scene of this gay seaside resort, 
 with illuminationated Fun Fair, at left
 and Minitown at the right centre.

DURBAN - South Beach
(Teeming Holiday-makers frolic in the surf and on the sands.)


DURBAN - Top Left :-Harbour and city centre. 1969
Top Right : -Zulu Ricksha Boys.
Bottom Left :- South Beach.
Bottom Right :- Illuminations on Beachfronte.

* Os Territórios Autónomos nessa época, penso que a autonomia era considerada como "Bandustão" ou " Homelands", auto governados por grupos étnicos dentro da África do Sul, segundo a política vigente na altura. Geralmente eram governados por uma Monarquia sub-nacional!!!
A Província do Natal, hoje já não existe, devido à reforma Administrativa efectuada em 1994.






ZULU GIRLS in Tribal Dress looking towords the
 Valley Trust Foundationnesting
 in the Valley of 1000 Hills
Zululândia-1969


O postal recebido em Lourenço Marques,
enviado pela Família Viviam da Silva.
1969


A Paula Alexandra, nos braços do Sr Vivian da Silva
e as suas duas filhas
(1977)
 Vivian da Silva do nosso lado esquerdo 
e os seus 3 filhos. Do lado
direito o Martins, e a coruta da cabeça da sua 
filha, ao centro do topo da mesa.
(1977)




sexta-feira, 21 de setembro de 2012

É O SEU NAVIO


NRP  "CTE JOÃO BELO"


APRESENTAÇÃO DO LIVRO
 "É O SEU NAVIO"



O LIVRO EDITADO, APRESENTADO EM AVEIRO, NO  "ISCIA"


HMS "Benfold"



A Fragata João Belo (BLOG), teve a honra de se fazer representar, pelo seu fundador, no Auditório do ISCIA- AVEIRO, para assistir à apresentação do livro "É O SEU NAVIO",  de interesse publico, tanto para Militares como para a restante comunidade em geral.
 A sua apresentação, teve a colaboração, em Aveiro, da "FREDAVE/ISCIA.
Os oradores da apresentação foram: - Sr V/ Alm. Tito Cerqueira, comentando a área técnico-económica, da administração do navio no domínio da Marinha, o Dr José Costa, destacou no seu discurso, este tipo de gestão, em empresas privadas, matéria  que é do seu domínio.
A assistência não foi muita mas foi de qualidade, mostrando o seu interesse em discutir o assunto em causa, quando lhes foi dada a palavra!!!
No final foi servido aos presentes champanhe e "salgadinhos", brindando a mais uma obra prima da Editora Náutica Nacional e Editora Oásis.
Este livro, não é um original das editores citadas. O  seu original é do Comandante Americano D. MICHAEL ABRASHOFF, tendo sido adquirido, pelas Editoras os direitos para a sua publicação em português, com algumas pequenas alterações, em termos técnicos, da Marinha.

António da Silva Martins



Versão em Inglês


HMS "Benfold"


APRESENTAÇÃO DO LIVRO

Um livro interessante, fácil de ler e com  muito de autobiográfico. O Cte  D. Michael Abrashoff, conta-nos como em menos de um ano tornou o U.S.S. "BENFOLD" no melhor navio da Esquadra do Pacífico da "U.S. Navy", quer nos aspectos de  desempenho operacional, que no que se refere às áreas administrativas e de gestão.-

Quais as técnicas de "management", quais os segredos de liderança do Cte Abrashoff, do "Megafone Mike", como a sua guarnição, com carinho e respeito, o chamava!?

Os títulos dos vários capítulos falam por si: "liderar pelo exemplo", "ouvir com atenção", "comunicar o objectivo e o fim", "criar um clima de confiança", "o objectivo é atingir resultados, não cumprimentos ou salamaleques", "assumir riscos calculados", "ultrapassar os procedimentos padrão", "desenvolver profissionalmente a guarnição", "gerar unidade" e "melhorar a qualidade de vida do pessoal".

O BENFOLD  que o Cte Abrashoff comandou em 1997/1999, é um "Destroyer" da Classe ARLEIGH BURK, um navio com cerca de 8.500 tons de deslocamento, com 7um radar "Aegis" capaz de detectar um alvo do tamanho de uma gaivota a 50 milhas de distância, armado com uma peça de 127 mm e mísseis superfície-ar  "Sea Sparrow" e "Standard", mar-mar "Harpoon" e mar-terra "Tomahawk" de longo alcance. Quatro turbinas a gás LM 2500 proporcionam rápidas acelerações e desacelerações e uma velocidade superior a 30 nós, e uma guarnição de 310 mulheres e homens tripulava esta verdadeira"fighting 
machine". O facto de o sistema mar-terra "Tomahawk" só estar disponível em muito poucos navios naquele período e de a guarnição do BENFOLD  o operar com muita eficiência e eficácia, chamaram a atenção dos Comandantes Superiores e dos Estados-Maiores para este navio e para o seu Comandante. Mas também na gestão do orçamento de manutenção se conseguirem importantes poupanças, fruto de algumas iniciativas inovadoras, bem como na taxa de reenlistamento dos marinheiros, que subiu de 28% para cerca de 95%, indiciando assim uma guarnição satisfeita e de moral elevado.

Como nos diz Abrashoff,  o BENFOLD é comparável a uma empresa PME, ou uma fábrica de média dimensão; as técnicas de gestão usadas a bordo produziram certamente bons resultados num instituto público ou numa empresa civil de dimensão equivalente.
Mike Abrashoff graduou-se na Academia Naval de Annapolis em Ciência Política; é assim um "ring Knocker" como na Marinha Americana se chamavam os oficiais provenientes da Academia naval de Annapolis. Teve uma carreira normal, sendo chefe de serviço, de departamento e Oficial Imediato em fragatas e "Destroyeres". Uma função que o marcou positivamente foi ser adjunto militar do gabinete do secretário de estado da defesa, William Perry. Foi, aliás, uma escolha pessoal do Secretário da Defesa, a quem foram apresentados três oficiais de cada ramo, Marinha, Marines, Exército e Força Aérea.

Após o sucesso no comando do BENFOLD, seria de esperar o comando de uim "DESRON", um agrupamento de seis navios, e posteriormente, como C/Almirante, o comando de umk "battle group", um porta-aviões e a sua escolta de superfície e de sub-superfície, enfim, uma carreira fulgurante. Mas não foi isso que aconteceu!!! Mike Abrashoff  passou à reserva como Capitão-de-Mar e Guerra, ao fazer vinte anos de carreira e fundou uma empresa de consultadoria. Uma decisão de quem quer fazer outras coisas na vida e ter uma nova carreira civil, ou a percepção de que o sucesso obtido tinha gerado demasiados anticorpos na Marinha, que não lhe perdoariam!? É algo que não nos diz no seu livro, mas que nos deixa a pensar....

( In Revista de Marinha)


Diversos livros editados e a Revista de Marinha
O livro apresentado

DA ESQUERDA PARA A DIREITA
  1. António da Silva Martins,
  2. V/Alm. Tito Cerqueira,
  3. Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro  
  4. Alm. Henrique da Fonseca.

Parte da assistência
Assistência  e mesa de honra
Um dos apresentadores do livro, na óptica Naval,
V/Alm. Tito Cerqueira 
Dr  José Cruz (Gestor)
Mesa de honra,da esquerda para a direita,Dr José Costa,Alm. H. Fonseca,
 Prof.Doutor Armando Teixeira Carneiro ( Director do ISCIA) e o V/Alm. Tito Cerqueira
O representante da Fragata Cdte João Belo, em conversa com
 o Sr Almirante Henrique da Fonseca,
o qual fez parte da 1ª Guarnição da Fragata Cdte João Belo






NOTA DO BLOGUER:

A reportagem fotográfica, foi feita pelo estúdio, abaixo apresentado, ao qual este blogue agradece
É de salientar, que o seu proprietário, também foi filho da escola, tendo feito parte da guarnição da  NRP "SAGRES".











Cerimónia de transferência das fragatas da classe João Belo

Crédito:-  #marinhaportuguesa     https://youtu.be/CT6AobEi6IY