segunda-feira, 2 de maio de 2011

FRAGATA JOÃO BELO - Primeiro dia em Macau



FRAGATA JOÃO BELO - Primeiro dia em Macau


Foto e notícia do Jornal Diário de Notícias de 24/03/1970
Fragata João Belo, prepara-se para atracar no Porto Exterior de Macau.



Durante o percurso de Hong-Kong, para Macau, toda a guarnição andava num frenesim constante, a falar nas compras que iria fazer.

Como se sabia, em Macau era tudo mais barato e diversificado.

Os artigos mais procurados eram os seguintes: serviços de porcelana, de jantar e de chá, máquinas de costura eléctricas com muitas funções, aparelhagens de som estereofónicas, com grandes bobines de fita magnética (AKAY), máquinas de filmar, com bobine de fita, máquinas fotográficas, rádios e gira-discos, rádios tipo móvel de sala, etc, etc.

Logo que terminou a faina de atracação, seguiu-se a recepção ao senhor governador Nobre de Carvalho e a outras altas individualidades de Macau.

Findas as cerimónias de boas-vindas, a guarnição que não estava em serviço de escala, preparou-se para a formatura de saída.

Durante a formatura, ouvia-mos a palestra do oficial de dia, avisando dos perigos das doenças venéreas e para não nos esquecermos dos avisos constantes feitos pelo comandante, durante a viagem, dos cuidados a ter na vida nocturna. 
Quem tivesse a ideia de ir às “meninas”, devia pedir que lhe fosse exibido o cartão de sanidade (blue card).

Outras prevenções eram recomendadas, aliás, obrigatórias, para todos os que saíam, deviam fazer-se acompanhar de um pequeno frasco com sabão anti-séptico(444), que era distribuído pelo médico ou enfermeiro de bordo. Esse produto servia para quem tivesse relações sexuais, ser utilizado na lavagem, como prevenção de qualquer contágio de doenças venéreas. Quem não seguisse as regras e tivesse o azar de ser contagiado, era castigado disciplinarmente.

Sem dúvida, que a Marinha de Guerra Portuguesa, era uma grande escola. Particularmente para miúdos como eu, com apenas 17 e 18 anos, foi a Universidade da Vida.

Por - Antonio da Silva Martins