terça-feira, 10 de maio de 2011

O Livro "Os Submarinos na Marinha Portuguesa"


FRAGATA JOÃO BELO - PRESENTE


( APRESENTAÇÃO DO LIVRO, EM ÍLHAVO)


BLOGUE - 10/05/2011

Foi com grande prazer que assisti hoje no Museu Marítimo de Ílhavo, à Apresentação da 3ª. Edição do Livro "Os Submarinos na Marinha Portuguesa" e cuja apresentação esteve a cargo do Vice-Almirande Tito Cerqueira com a presença do Contra-Almirante Álvaro Rodrigues Gaspar, o Vice Almirante Henrique da Fonseca, o Eng. Ribau Esteves Presidente da Câmara Municipal de Ilhavo e o Professor Dr. Armando Teixeira Carneiro do ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração de Aveiro, cujo DETMAR patrocinou o evento.

 http://www.portosdeportugal.pt/sartigo/index.php?x=5132

 "Trata-se de um clássico, de um livro publicado em 1972, onde é relatada a história da nossa arma submarina a par de episódios da navegação e da guerra submarina em geral e onde nos é dado o seu enquadramento histórico na vida nacional. É um texto muito interessante, que se lê com rapidez e agrado, ilustrado com numerosas fotografias, algumas muito curiosas, e onde estão repositadas tantas vivências, que já são História e que em nossa opinião merecem ser de novo publicadas e publicitadas, sobretudo num tempo em que tanto se fala sobre a oportunidade da aquisição destas unidades./..."



Conversa amena, com o Sr Alm. Tito Cerqueira. (Na foto, elementos do Nucleo de Marinheiros da Armada de Aveiro e o Martins (Ex-Radarista da Fragata João Belo, 1ª Guarnição).

( À equipam que controla os Blogs, agradeço que reponham esta foto, 
porque a mesma é propriedade do autor deste artigo!!!) 


Conversando com um ILHAVENSE, Sr ALM.  Tito Cerqueira.
Em conversa com o Vice Almirante Henrique da Fonseca
Falando do passado com o Sr ALM. Henrique da Fonseca, quando era Tenente na NRP "Cte João Belo" (1ª Guarnição)
A chegada do Sr Presidente da Camara de Ilhavo, RIBAU ESTEVES.
Mesa com os elementos de Honra na apresentação do livro.
Despedida.
NRP "DELFIM" (S 166)


NOTA DE DESTAQUE :- Este blogue, que fez a cobertura deste evento, foi o primeiro na sua divulgação a 
nível Mundial, com a amiga colaboradora  ANA PAULA DOS SANTOS LOURENÇO, natural de Ílhavo.



Diário de Aveiro, (15/5/2011)


5 comentários:

  1. Gostei desta iciativa se ter concretizado numa cidade(do interior), ILHAVO. Geralente estes eventos têm lugar, nas grandes cidades, com uma densidade populacinal maoir do que ILHAVO.

    Esta iniciativa,teve lugar no auditório do Museu Marítimo, de uma pequena cidade, com grandes tradições ligadas ao mar, principalmente, na pesca do bacalhau.

    Os organizadores, estão de parabéns, pelo bom trabalho efectuado e prova disso foi a grande afluência de publico que esteve presente, para assistir á apresentação do livro "OS SUBMARINOS NA MARINHA DE GUERRA".

    ResponderEliminar
  2. É uma vergonha dizer isto, mas só hoje tive um bocadinho para entrar no meu Blog e adicionar uma mensagem alusiva a este evento que gostei de estar presente na vossa companhia.
    Espero que o Sr. Vice-Almirante não se vá zangar de ter dito na minha mensagem que ele tem bom humor, mas foi o que achei:-)
    Beijinhos grandes,
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo António Martins,
    Embora com atraso - indesculpável! - , aqui lhe transmito os meus parabéns por este seu post. Reportagem em cima da hora! Na parte que me toca, os meus agradecimentos pelas suas palavras.
    Está de parabéns o alm. Alexandre Fonseca pela sua iniciativa em republicar um livro que é fundamental para a história dos submarinos na nossa Marinha e por promover a sua apresentação em Ílhavo.
    Tito Cerqueira

    ResponderEliminar
  4. Sr Almirante Tito Cerqueira, grato pelas suas palavras de apreço pelo trabalho desenvolvido, neste blogue, em prol de uma causa:- A MARINHA. Para mim não necessitava de pedir desculpas pelo atraso do seu comentário!!!! Qualquer comentário, com ou sem atraso, é sempre bem vindo. Também só hoje estou a responder a comentários feitos em Maio!!!!

    ResponderEliminar
  5. Ana Paula, os meus agradecimentos, pela tua sincera e humilde publicação. O Sr Almirante Henrique da Fonseca, não se zanga com brincadeiras dessa natureza!!! Ele também ainda não teve oportunidade de escrever o seu comentário! Já falei com ele e sei que anda muito atarefado com a sua editoura. Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Cerimónia de transferência das fragatas da classe João Belo

Crédito:-  #marinhaportuguesa     https://youtu.be/CT6AobEi6IY