ALMIRANTE GAGO COUTINHO, COMO GEÓGRAFO E CARTÓGRAFO
Série de 1978, dedicada ao Almirante Gago Coutinho (frente) |
(Verso) |
O historiador da náutica e cartografia portuguesa, não pode deixar de ser também historiador dos descobrimentos, e assim foi que Gago Coutinho, depois de ter sido navegador, geodeta e cartógrafo, passou a dedicar-se, quando a idade já começava a interferir com o árduo trabalho de campo, ao importantíssimo capítulo da história dos descobrimentos.
Foi ele quem chefiou a Missão Geodésica da Ilha de S. Tomé.
Um dos seus últimos mas não menos notável trabalho consistiu na triangulação da Ilha de S. Tomé (1916-1918), da qual veio a resultar o conhecimento aproximado dos pontos segundo os quais o equador, geodésico ou absoluto, cortava a ilha. Tratou-se de um trabalho que custou ao afamado geógrafo 14 meses de operações de campo, e mais dois meses de trabalho de gabinete.
Em honra ao seu empenho, a Comissão de Colonos de S. Tomé, ergueu no Ilhéu das Rolas, o Padrão de Gago Coutinho, no Ilhéu das Rolas.
Deste modo, em 1923, o ilhéu passou a ser denominado com o nome do Almirante e o canal que separa a ilha de S. Tomé e o Ilhéu recebeu a designação, Canal Sacadura Cabral.
Em honra ao seu empenho, a Comissão de Colonos de S. Tomé, ergueu no Ilhéu das Rolas, o Padrão de Gago Coutinho, no Ilhéu das Rolas.
Deste modo, em 1923, o ilhéu passou a ser denominado com o nome do Almirante e o canal que separa a ilha de S. Tomé e o Ilhéu recebeu a designação, Canal Sacadura Cabral.
Terminados os trabalhos desta missão, Gago Coutinho apresentou o magistral Relatório da Missão Geodésica da Ilha de S. Tomé, de 1915 a 1918, que foi considerado oficialmente o primeiro trabalho de geodesia completo referente a uma das nossas colónias.
Gago Coutinho considerava-se "geógrafo colonial", pois durante vinte anos prestou serviço nas províncias ultramarinas portuguesas, vivendo no mato ao ar livre e dormindo em tendas de campanha. Durante estes anos delimitou mais de dois mil quilómetros de fronteira e efectuou trabalhos de triangulação em superfícies superiores a oitocentos quilómetros quadrados. Consta, inclusivamente, que chegou a atravessar duas vezes África, sendo que só na missão de Barotze andou cinco mil e duzentos quilómetros quadrados.
O Almirante Gago Coutinho, foi um sábio, herói, homem simples e grande português
Sextante, aparelho de orientação, inventado pelo Almirante Gago Coutinho. |
Marco Geodésico, de Gago Coutinho, colocado no ponto mais alto do Ilhéu das Rolas. (Foto do blogue novacasaportuguesa.blogspot.com) 1952 |
Capela no Ilhéu das Rolas |
Padrão de Gago Coutinho (Ilhéu das Rolas) Homenagem da Comissão de Colonos em 1923 |
ILHÉU DAS ROLAS (OU ILHÉU GAGO COUTINHO)
UM PARAÍSO
O Ilhéu das Rolas, fica situado a Sul da Ilha de S. Tomé, a cerca de 60 Km da Capital.
Tem um dos fundos marinhos menos explorados e mais deversificados e coloridos do planeta.
O espírito pacífico das suas gentes, a beleza das paisagens, ainda num estado virgem, as praias desertas bordadas por coqueiros e de agua amena, a vegetação e o clima, fazem de S.Tomé e Princípe um país vocacionado para o turismo e um destino original.
(Ir a S. Tomé e não ir ao Ilhéu das Rolas, é como "ir a Roma e não ver o Papa"!)
Este Ilhéu, está bem servido de transportes marítimos, com um movimento de embarcações bastante rasoável, que saem de Porto Alegre, em S. Tomé.
Neste Ilhéu, instalou-se uma unidade hoteleira, conhecida por Ilhéu das Rolas Resort.
Entrada para o Restaurante do Resort |
Resort Hotel |
Na superfície também se pode, de vez em quando, apreciar imagens como esta |
A NRP "SAGRES" NO ILHÉU DAS ROLAS
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA, EXCLUSIVAMENTE PARA ESTE BLOGUE.
AS FOTOS FORAM REGISTADAS PELO CAMARADA ALBERTO ALBINO CAMACHO, QUE SE ENCONTRAVA DE FÉRIAS, NO RESORT, PESTANA EQUADOR, NO ILHÉU DAS ROLAS, EM JUNHO DE 2008, ALTURA EM QUE A "SAGRES" FUNDEOU NAQUELE ILHÉU.
PESTANA EQUADOR
O Pestana Equador fica situado no Ilhéu das Rolas, a cerca de 60 km da capital de São Tomé e Príncipe, é um verdadeiro paraíso natural para umas férias românticas, desportivas ou mesmo de lazer. O acesso é efectuado unicamente por barco, a partir de Porto Alegre, na ilha de São Tomé.
Tem um dos fundos marinhos menos explorados, mais diversificados e coloridos do planeta, é sem dúvida um dos melhores locais para prática de desportos subaquáticos.
Este resort em São Tomé e Príncipe é ideal para descontrair e estar em contacto com a natureza. O espírito pacífico das suas gentes, a beleza das suas paisagens, ainda num estado virgem, as praias desertas bordadas por coqueiros e de água amena, a vegetação, o clima, a comida, a música, fazem de São Tomé e Príncipe um país vocacionado para o turismo e um destino original.
Para os seus momentos de lazer o hotel possui 1 piscina de água salgada (adulto e criança), jacuzzi, animação diária entre outras actividades.
Saboreie refeições típicas e deliciosas no Restaurante 7 Pedras e descontraia com uma bebida ao final do dia num dos 3 bares do hotel, um dos quais o bar da piscina.
Todos os quartos deste hotel em São Tomé dispõem de ar condicionado, W.C. com duche e televisão satélite.
A NRP "SAGRES" fundeada em frente ao Ilhéu das Rolas-2008 |
A "SAGRES" vista de outro ângulo, ao largo do Ilhéu-2008 |
Registo efectuado do Resort onde se encontrava hospedado. A "SAGRES" fundeada em frente ao Ilhéu-2008 |
Residencial no Ilhéu das Rolas-2008 |
Alberto Albino Camacho a caminho da Residencial- 2008 |
Quadro do Resort no Ilhéu das Rolas-2008 |
Interior da Residencial |
Marco Geodésico, marcando a passagem da linha do Equador, no Ilhéu das Rolas Junho de 2008 |
Linha do Equador e o mapa Mundo, desenhada no solo-2008 |
Linha do Equador-2008 |
Alberto Albino Camacho, este blogue agradece a sua colaboração, com o envio das suas fotos para aqui serem publicadas. Saudações Navais
Sem comentários:
Enviar um comentário