NRP "S. CRISTOVÃO - "O HOTEL" DA GUARNIÇÃO DA FRAGATA COMANDANTE JOÃO BELO
COMO SEMPRE, A BORDO, EIS "UMA FAMÍLIA DE MARINHEIROS E CIVIS" A GUARNIÇÃO DO S. CRISTOVÃO FOI SEMPRE UMA FAMÍLIA. NANTES - 1967 |
Guarnição da "S.CRISTOVÃO", em convívio NANTES - FRANÇA (1967) |
MAIS UM CONVÍVIO DA GUARNIÇÃO DO S. CRISTOVÃO EM COMPANHIA DOS SEUS FAMILIARES ( NANTES 1967) |
Quando no longínquo ano de 1967 seguiram com guia de marcha para França, a fim de constituírem a primeira guarnição da Fragata "Cte João Belo", não podiam imaginar a profunda marca que este navio iria imprimir nas suas vidas. este navio seria a sua casa durante os próximos anos. Uma casa que, não sabiam então, lhes iria proporcionar uma inesquecível experiência Humana.
Nos princípios de Abril, foi o primeiro grupo: - Comandante, Imediato, Oficiais, Sargentos e alguns Praças, das áreas técnicas e logísticas. Este grupo, chegou a Nantes embarcado no NRP "S. CRISTOVÃO". Este navio, (ex-Aviso de 1ª "BARTOLOMEU DIAS"), foi convertido em "HOTEL", atracado à muralha, quase no centro da cidade, a dois passos dos "Chantiers de L'Atlantique", o estaleiro onde a "João Belo", ainda assente em picadeiros, recebia os últimos acabamentos.
O "S. CRISTOVÃO" seria o alojamento, durante próximo de três meses, até a Fragata estivesse em condições de acolher parte da Guarnição. Depois, ao longo desse ano, chegariam em levas sucessivas, de comboio, os restantes elementos da Guarnição.
O " S. Cristovão, serviu ainda de apoio aos elementos,que iriam fazer parte das guarnições das restantes Fragatas e dos Submarinos da "Classe ALBACORA", os quais foram construídos, entre 1967 e 1969.
António da Silva Martins, (Mar. Rad. 1330/66)
NOTA:-As fotos publicadas, foram gentilmente cedidas, pelo filho do então cozinheiro do S. Cristovão, APOLÓNIA, ANTÓNIO APOLÓNIA, a quem a Fragata João Belo muito agradece.
Há mais para publicar, mas será para ilustrar um artigo escrito por ele sobre si!
Sem comentários:
Enviar um comentário