sexta-feira, 21 de setembro de 2012

É O SEU NAVIO


NRP  "CTE JOÃO BELO"


APRESENTAÇÃO DO LIVRO
 "É O SEU NAVIO"



O LIVRO EDITADO, APRESENTADO EM AVEIRO, NO  "ISCIA"


HMS "Benfold"



A Fragata João Belo (BLOG), teve a honra de se fazer representar, pelo seu fundador, no Auditório do ISCIA- AVEIRO, para assistir à apresentação do livro "É O SEU NAVIO",  de interesse publico, tanto para Militares como para a restante comunidade em geral.
 A sua apresentação, teve a colaboração, em Aveiro, da "FREDAVE/ISCIA.
Os oradores da apresentação foram: - Sr V/ Alm. Tito Cerqueira, comentando a área técnico-económica, da administração do navio no domínio da Marinha, o Dr José Costa, destacou no seu discurso, este tipo de gestão, em empresas privadas, matéria  que é do seu domínio.
A assistência não foi muita mas foi de qualidade, mostrando o seu interesse em discutir o assunto em causa, quando lhes foi dada a palavra!!!
No final foi servido aos presentes champanhe e "salgadinhos", brindando a mais uma obra prima da Editora Náutica Nacional e Editora Oásis.
Este livro, não é um original das editores citadas. O  seu original é do Comandante Americano D. MICHAEL ABRASHOFF, tendo sido adquirido, pelas Editoras os direitos para a sua publicação em português, com algumas pequenas alterações, em termos técnicos, da Marinha.

António da Silva Martins



Versão em Inglês


HMS "Benfold"


APRESENTAÇÃO DO LIVRO

Um livro interessante, fácil de ler e com  muito de autobiográfico. O Cte  D. Michael Abrashoff, conta-nos como em menos de um ano tornou o U.S.S. "BENFOLD" no melhor navio da Esquadra do Pacífico da "U.S. Navy", quer nos aspectos de  desempenho operacional, que no que se refere às áreas administrativas e de gestão.-

Quais as técnicas de "management", quais os segredos de liderança do Cte Abrashoff, do "Megafone Mike", como a sua guarnição, com carinho e respeito, o chamava!?

Os títulos dos vários capítulos falam por si: "liderar pelo exemplo", "ouvir com atenção", "comunicar o objectivo e o fim", "criar um clima de confiança", "o objectivo é atingir resultados, não cumprimentos ou salamaleques", "assumir riscos calculados", "ultrapassar os procedimentos padrão", "desenvolver profissionalmente a guarnição", "gerar unidade" e "melhorar a qualidade de vida do pessoal".

O BENFOLD  que o Cte Abrashoff comandou em 1997/1999, é um "Destroyer" da Classe ARLEIGH BURK, um navio com cerca de 8.500 tons de deslocamento, com 7um radar "Aegis" capaz de detectar um alvo do tamanho de uma gaivota a 50 milhas de distância, armado com uma peça de 127 mm e mísseis superfície-ar  "Sea Sparrow" e "Standard", mar-mar "Harpoon" e mar-terra "Tomahawk" de longo alcance. Quatro turbinas a gás LM 2500 proporcionam rápidas acelerações e desacelerações e uma velocidade superior a 30 nós, e uma guarnição de 310 mulheres e homens tripulava esta verdadeira"fighting 
machine". O facto de o sistema mar-terra "Tomahawk" só estar disponível em muito poucos navios naquele período e de a guarnição do BENFOLD  o operar com muita eficiência e eficácia, chamaram a atenção dos Comandantes Superiores e dos Estados-Maiores para este navio e para o seu Comandante. Mas também na gestão do orçamento de manutenção se conseguirem importantes poupanças, fruto de algumas iniciativas inovadoras, bem como na taxa de reenlistamento dos marinheiros, que subiu de 28% para cerca de 95%, indiciando assim uma guarnição satisfeita e de moral elevado.

Como nos diz Abrashoff,  o BENFOLD é comparável a uma empresa PME, ou uma fábrica de média dimensão; as técnicas de gestão usadas a bordo produziram certamente bons resultados num instituto público ou numa empresa civil de dimensão equivalente.
Mike Abrashoff graduou-se na Academia Naval de Annapolis em Ciência Política; é assim um "ring Knocker" como na Marinha Americana se chamavam os oficiais provenientes da Academia naval de Annapolis. Teve uma carreira normal, sendo chefe de serviço, de departamento e Oficial Imediato em fragatas e "Destroyeres". Uma função que o marcou positivamente foi ser adjunto militar do gabinete do secretário de estado da defesa, William Perry. Foi, aliás, uma escolha pessoal do Secretário da Defesa, a quem foram apresentados três oficiais de cada ramo, Marinha, Marines, Exército e Força Aérea.

Após o sucesso no comando do BENFOLD, seria de esperar o comando de uim "DESRON", um agrupamento de seis navios, e posteriormente, como C/Almirante, o comando de umk "battle group", um porta-aviões e a sua escolta de superfície e de sub-superfície, enfim, uma carreira fulgurante. Mas não foi isso que aconteceu!!! Mike Abrashoff  passou à reserva como Capitão-de-Mar e Guerra, ao fazer vinte anos de carreira e fundou uma empresa de consultadoria. Uma decisão de quem quer fazer outras coisas na vida e ter uma nova carreira civil, ou a percepção de que o sucesso obtido tinha gerado demasiados anticorpos na Marinha, que não lhe perdoariam!? É algo que não nos diz no seu livro, mas que nos deixa a pensar....

( In Revista de Marinha)


Diversos livros editados e a Revista de Marinha
O livro apresentado

DA ESQUERDA PARA A DIREITA
  1. António da Silva Martins,
  2. V/Alm. Tito Cerqueira,
  3. Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro  
  4. Alm. Henrique da Fonseca.

Parte da assistência
Assistência  e mesa de honra
Um dos apresentadores do livro, na óptica Naval,
V/Alm. Tito Cerqueira 
Dr  José Cruz (Gestor)
Mesa de honra,da esquerda para a direita,Dr José Costa,Alm. H. Fonseca,
 Prof.Doutor Armando Teixeira Carneiro ( Director do ISCIA) e o V/Alm. Tito Cerqueira
O representante da Fragata Cdte João Belo, em conversa com
 o Sr Almirante Henrique da Fonseca,
o qual fez parte da 1ª Guarnição da Fragata Cdte João Belo






NOTA DO BLOGUER:

A reportagem fotográfica, foi feita pelo estúdio, abaixo apresentado, ao qual este blogue agradece
É de salientar, que o seu proprietário, também foi filho da escola, tendo feito parte da guarnição da  NRP "SAGRES".











Sem comentários:

Enviar um comentário

Cerimónia de transferência das fragatas da classe João Belo

Crédito:-  #marinhaportuguesa     https://youtu.be/CT6AobEi6IY